Marketing Turístico

A importância da Análise SWOT para Negócios Turísticos

Thiago Akira
Escrito por Thiago Akira em 3 de dezembro de 2019
6 min de leitura
A importância da Análise SWOT para Negócios Turísticos
Junte-se a mais de 3.180 profissionais do turismo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e dicas práticas

É incrível como empresas até hoje ignoram a Análise SWOT. Ela permite uma visão prática do ambiente de mercado, um olhar para dentro e para fora, que te ajuda a identificar os seus diferenciais, definir seu público, criar ações, produzir conteúdo, melhorar processos, enfim, é um Raio-X mercadológico da sua empresa.

SWOT vem do inglês abreviado
💪 (S) Strengths/Forças
😞 (W) Weaknesses/Fraquezas
🤩 (O) Opportunities/Oportunidades
😱 (T) Threats/Ameaças

Thiago, simplifique isso por favor!

🧬 A sua visão interna do negócio se encontra nas Forças e Fraquezas, onde você tem capacidade de controlar ou agir e autonomia para gerar mudanças.

🕶️ Já na visão externa temos os quadros Oportunidades e Ameaças, você não tem controle sobre eles porque atuam moldando o mercado.

📋 Tudo que pode te ajudar a alcançar os objetivos está dentro de Forças e Oportunidades e tudo que pode te atrapalhar está em Fraquezas e Ameaças.

👍 As Forças te ajudam a aproveitar melhor as Oportunidades e a enfrentar as Ameaças, a maioria das suas suas ações de marketing e vendas, e a produção de conteúdo se aproveitam muito desses quadros.

👎 As Fraquezas te atrapalham na hora de aproveitar as Oportunidades e prejudicam ainda mais durante as Ameaças, mas é onde mais aprendemos, por exemplo, na criação de novos processos, encontrar novos públicos, desenvolver novos produtos turísticos e na gestão de crise.

❓ Certo Thiago, então só preciso criar essa Matriz uma vez?
❗NÃO!

🗓️ Você deve manter ela constantemente atualizada, pois as forças podem se tornar diferenciais, as fraquezas podem se tornar forças, oportunidades surgem a todo momento, e você pode aproveitá-las ou deixa-las para os seus concorrentes, que pode até criar uma nova ameaça. E falando em ameaças, elas não tem dó de você, você precisa combatê-las com as suas forças e batalhar para que suas fraquezas não piorem ainda mais.

❔Ficou alguma dúvida? Pode comentar!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Marketing Turístico Digital (@thiagoakira.com.br) on

Compartilhe via:

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *