Marketing Digital no Turismo

Marketing Digital no Turismo: Construa sua estratégia de marketing turístico com marketing de conteúdo

O mundo do Marketing: O que realmente é o Marketing no setor turístico? 

O Marketing digital para o turismo não é mais opcional. O turismo é dinâmico e depende sempre do comportamento do consumidor. Se não entendermos essa jornada e descobrirmos onde podemos brilhar mais nessa caminhada, perdemos a chance de realizar ótimos negócios.

Marketing turístico é uma estratégia específica para negócios e destinos do turismo. Marketing Digital é a ferramenta que tem destacado cada vez mais marcas no ramo turístico.

Planejamento: Construindo a sua estratégia de Marketing Turístico

O usuário de redes sociais vem cada vez mais usando esses canais para descobrir novidades, principalmente viagens. Se você quer promover o seu produto ou serviço no digital deve usar as redes sociais para alavancar a sua estratégia e atrair clientes qualificados.

Onde encontrar profissionais de marketing que entendam o que é o marketing turístico?

Já disse uma vez: É mais fácil ensinar marketing pra quem é do turismo do que ensinar turismo para quem é do marketing. Além de ser essencial para todo profissional de marketing se manter atualizado no digital ele também precisa dominar o conhecimento no turismo. Você somente será capaz de impactar com a mensagem certa se você compreende essa necessidade. O marketing digital está constantemente evoluindo.

As empresas de turismo costumam culpar os profissionais do digital por uma baixa performance, mas na maioria das vezes o próprio contratante que é o culpado. O setor de turismo precisa entender que para contratar bons serviços no digital você precisa se envolver com a entrega. Nenhum fornecedor consegue conhecer a fundo seus pontos fortes e fracos, seus produtos e serviços, seu atendimento e processos, sem ter você envolvido na estratégia.

Marketing digital e turismo: Além de ter uma boa estratégia de inbound marketing para captação de leads 

Toda estratégia de marketing digital deve focar primeiramente em atrair o consumidor certo e afastar o errado. Ao segmentar seu público-alvo você é capaz de identificar isso ainda mais fácil.

Inbound marketing é uma técnica que visa trabalhar uma estratégia focada em conteúdo e funil de vendas. Aqui podemos criar um diferencial competitivo já que informação de qualidade é algo cada vez mais escasso. A pandemia nos apresentou grandes possibilidades, principalmente na capacidade de se criar conteúdo já que não foi possível se vender nada nessa época.

Podemos utilizar diversos recursos como contar histórias, ou o famoso Storytelling. Além de criar ações de marketing com influenciadores digitais e criadores de conteúdo, que usam suas habilidades na mídia social que dominam.

SEO, E-mail marketing, palavras-chave no meio digital: Qual a importância para o turismo?

Otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca te colocam em grande vantagem competitiva. Conteúdo é rei e deve estar dentro da sua estratégia digital. Conhecer o seu público-alvo é essencial se deseja ter o objetivo de atrair o público certo para o seu negócio ou destino. Com o conteúdo certo conseguimos ajudar na decisão de compra do viajante, podendo alcançar até mesmo os turistas internacionais.

Principais ferramentas e softwares para produção de conteúdo

Existem ferramentas de marketing e aplicativos gratuitas ou pagos para o mercado turístico explorar e que podem te ajudar nessa jornada. Acessando os painéis de soluções como o Facebook Ads ou Meta Ads e o Google Ads você já consegue ter uma visão ampliada sobre o mercado que deseja impactar. Você pode conferir uma estimativa de públicos com determinados interesses ou perfil.

 

Compartilhe via:

Deixe um comentário