Marketing Digital no Turismo: Construa sua estratégia de marketing turístico com marketing de conteúdo O mundo do Marketing: O que…
Palestrante
consultor
planner
THIAGO AKIRA
Você deve concordar que a maioria das pessoas odeia problemas, mas como dizia a minha mãe, eu não sou todo mundo.
Sempre fui de quebrar padrões, nada muito comum para descendentes de japoneses e, contrariando o universo da saúde e das exatas, escolhi humanas: me tornei publicitário.
Iniciei em 2002 uma empresa de sites e no ano seguinte uma agência de publicidade tradicional. Mas foi na FGV-RJ que me descobri no Marketing, ao finalizar meu MBA já entrei como Gerente de Marketing em uma empresa líder no mercado de snacks no meu Estado. Em 2009 decidi mais uma vez mudar meu rumo, o Digital estava decolando, então abrimos a primeira agência 100% digital do Centro-Oeste (80 20). Em paralelo, iniciei a minha jornada da docência, ministrando aulas de graduação e pós em Marketing Digital.
Observando o modelo de negócio das agências digitais, em 2012 resolvi sair. Entrei no Turismo trabalhando no Marketing de uma agência receptiva em Bonito/MS. Foi lá que adquiri conhecimento profundo do turismo, entendendo como vender e se posicionar para o público final e ainda sim ser competitivo no mundo B2B onde o mercado escolhe estrategicamente com quais produtos trabalhar. Dei treinamentos dos destinos e experiências de Bonito e Pantanal para grandes agências, operadoras e OTAs. Participei de projetos da gestão pública do meu Mato Grosso do Sul (sou de Campo Grande/MS) e a dimensão do conhecimento se expandiu mais ainda.
Conhecendo todo esse universo e aprendendo mais a cada dia, segui o caminho da consultoria, me convenci que o Marketing Digital precisava ser inserido sob medida nos negócios do turismo para realmente trazer resultados. Passei a atuar como consultor de marketing digital no turismo, criando treinamentos e trabalhando como palestrante, focado na construção do pensamento digital nas empresas e nos profissionais do mercado. Seja para eles executarem muito bem ou saberem contratar melhor seus forncedores e cobrar resultados reais.
Hoje atendo todos os tipos de negócios no turismo por todo o país, do setor público e privado, também destinos turísticos e associações. Sigo ensinando a importância da transformação digital no Turismo, no posicionamento digital, na produção e planejamento de marketing, nas estratégias de performance, em construir um planejamento estratégico digital, com cronograma de ações e resultados.
Também empreendo em mais 2 empresas, sendo a primeira como diretor de Marketing de uma Administrador hoteleira em Belo Horizonte/BH. E a outra empresa não esconde o meu lado oriental, a veia tecnológica, desde 2015 eu e meu sócio desenvolvemos projetos de conteúdo interativo em Realidade Virtual, Aumentada, Metaverso e Inteligência Artificial.
Também sou colunista de Marketing Digital no Turismo no jornal Brasilturis e no Portal Uai Turismo. Além de professor de pós-graduação na UNIFOR e na UFMS do curso de Negócios Turísticos.
Como eu disse no início, eu sou da minoria que ama problemas. Aliás, problemas são o motivo da minha existência profissional. Minha missão? Transformar problemas em oportunidades, inserir o pensamento digital e todo o universo que as empresas e destinos turísticos podem aproveitar para se posicionarem e obterem resultados no ambiente digital.
Se chegou até aqui e entendeu a minha proposta, teria um problema que eu poderia te ajudar a resolver? Lembre-se, eu amo problemas!